Torta de maçã, gengibre e blueberries

by Coentro Comunica


Se há um dia na semana em que ir para a cozinha é diversão garantida, este dia é o domingo. Em um dos últimos fins de semana nos inspiramos e convidamos alguns amigos para um chá no fim da tarde. Para acompanhar, uma super torta de maçã com gengibre e blueberries, uma versão da receita do blog What Katie Ate, que virou livro, traduzido e publicado no Brasil pela editora Panelinha. A massa salgada contrasta com o recheio com bastante especiarias e a torta, servida quente com uma bola de sorvete, é uma perdição! Reproduzimos aqui a receita do livro com pequenas alterações nossas, que facilitam a vida e substituem aqueles ingredientes difíceis de encontrar! Te convidamos para ir à cozinha e fazer com que qualquer dia da semana pareça domingo!

 

Torta de Maçã, gengibre e blueberries

 

Ingredientes: 

5 maçãs

½ xícara de açúcar

1 colher de sopa de gengibre fresco, finamente ralado

Raspas e caldo de um limão siciliano

2 cravos

1 canela em pau

4 sementes de cardamomo

1 ovo caipira misturado com 1 colher de sopa de água

500g de blueberries (podem ser congelados) 

 

Massa podre

1 ¼  de xícara (200 g) de farinha de trigo com fermento

2 xícaras (320 g) farinha de trigo comum

¼ de colher de chá de sal

250 g de manteiga sem sal resfriada em cubinhos

 

Preparo:

Para a massa, misture as farinhas e o sal em uma tigela. Acrescente os cubinhos de manteiga e misture com as pontas dos dedos, até obter uma farofa grossa. Faça um buraco no centro e adicione 1 colher de sopa de água fria, mexendo com as mãos, até que a massa se una e comece a soltar das laterais da tigela. Sove delicadamente, até ficar uniforme. Achate a massa formando um disco, embrulhe em filme e leve à geladeira por 30 minutos.

Enquanto isso, descasque, retire o miolo e corte as maçãs em fatias largas da mesma espessura. Coloque numa panela média e adicione 1 xícara de água e o açúcar, o gengibre, as outras especiarias e as raspas de limão (aqui dá para colocar as especiarias que preferir e trocar o limão por laranja). Leve ao fogo alto até ferver, depois baixe a temperatura e deixe cozinhar em fogo médio por 15 minutos. Acrescente 1/3 dos blueberries e continue cozinhando em fogo brando por mais 10. Desligue o fogo e deixe esfriar na panela. Coe a calda num recipiente pequeno e reserve as frutas.

Pré-aqueça o forno à 180 °C. Unte a base e os lados de uma forma redonda de fundo removível de 22 cm. Retire a massa da geladeira e separe ¼ para a cobertura. Abra o restante na própria assadeira, usando os dedos, até cobrir as laterais e a base uniformemente e em seguida faça furos com um garfo para que não formem-se bolhas. Pré-asse por 10 a 15 minutos, até ela ficar levemente dourada. Retire do forno e deixe esfriar. Adicione a mistura de maçã e cubra com mais 1/3 dos blueberries.

Abra o restante da massa e corte tiras longas para decorar, dispondo-as em diagonais, formando um padrão quadriculado. Prenda as pontas nas bordas da base e pincele com a mistura de ovo. Leve a torta para assar novamente por mais 50 minutos, ou até dourar. Enquanto isso, esprema o caldo do limão ou laranja na panela com a calda e ferva por cerca de 15 a 20 minutos, até que o líquido tenha reduzido pela metade. Acrescente os blueberries restantes e reserve para esfriar.

Retire a torta do forno e polvilhe com açúcar e canela. Coloque os blueberries da calda nos espaços entre as tiras de massa para enfeitar a torta. Sirva ainda morna com o restante da calda e sorvete de creme ou macadâmia! Fica incrível!