Viva la Muerte!

by Coentro Comunica in ,


Você já deve ter ouvido que a vida é uma festa. Pois, para os mexicanos, a morte também é! Prova disso são as caveiras coloridas, os artesanatos de papel de seda picado e os altares que invadem as casas do país nessa época do ano. Lá, a crença popular afirma que vida e morte são dois lados de uma mesma existência e que no outono a barreira entre esses dois mundos se aproxima. O dia de finados, ou Dia de los Muertos, é a época em que eles estão mais próximos e a data em que os mortos queridos retornam para visitar suas famílias. O mesmo fazem muitos mexicanos bem vivos, que aproveitam para voltar ao seu país natal para encontrar os que lá vivem ou viveram.

Como manda a tradição, o Obá realiza até o dia 2/11 a 10a edição de seu Festival de Día de los Muertos. No cardápio, receitas clássicas como o Pan de Muerto (foto acima) e outras criações do chef Henrique Benedetti, como o risoto de Cuitlacoche, que ilustra a chamada na home para este post! Para quem quiser entrar no clima, nossa sugestão é preparar em casa esse shot de tequila, ostras e suco de tomate que está no cardápio e levanta até defunto!

 

Ostiones pa’ quien se atreva 

Rendimento: 4 shots

Começamos pela Sangrita: misture 120ml de suco de tomate, 60ml de suco de laranja, 20ml de suco de limão e tempere a gosto com sal, pimenta do reino, molho inglês, molho maggi (a base de soja, vendido na Liberdade), e salsa huitchol (molho de pimenta mexicano, mas pode ser substituído pela primenta de sua preferência). Reserve. 

Separadamente, coloque 1 ostra crua inteira em 4 copinhos de shot. Em seguida coloque um pouco de Tequila blanco 100% agave (aproximadamente 5ml), complete com a sangrita e finalize com cebola roxa picadinha, coentro picado e cubinhos de abacate!

Agora é só brindar: Viva la Muerte!