Sábados Lusófonos

by Coentro Comunica


Apesar de termos a língua como elemento comum, a culinária de outros países que foram colônias portuguesas é praticamente desconhecida por aqui. Uma ótima dica para quem, como nós, tem curiosidade em conhecer um pouco deste receituário, é visitar a Tasca da Esquina aos sábados. Grande pesquisador desse tema, o chef Vítor Sobral escolheu um prato tradicional de um país lusófono diferente por mês e a eles deu seu olhar contemporâneo. Novembro é o mês de Moçambique, seguido de Angola em dezembro e Macau em janeiro. Dá para perceber claramente a influência da cozinha portuguesa nas colônias e como elas incorporaram seus ingredientes locais.

Quem pedir o prato principal ganha uma sobremesa como cortesia, vale super a pena! Em novembro, o prato é o Camarão com caril, manga e malagueta verde, tradicional preparo que ganha molho cremoso com manga, fruta bem popular na África, além de uma mistura de especiarias, de comer com os olhos!! De sobremesa, Pudim de côco com compota de abacaxi. Para dezembro, a sugestão é a Moamba de garoupa com quiabos e farinha de musseque, famosa receita de peixe ensopado com quiabo e azeite de dendê, acompanhado da farinha de mandioca local. Para encerrar, Toucinho-do-céu de amendoim com gelado de limão¸ sobremesa portuguesa à base de ovos lá feita com amendoim, ingrediente super comum no continente. Já em janeiro serão servidos o Cherne de caldeirada à moda de Macau, prima da nossa moqueca com peixe, camarão, molho de gengibre, capim limão e leite de coco. Por fim, Pudim de ovos com pistache!

 Serviço:

Tasca da Esquina

Alameda Itu, 225, Jardins

55 11 3262-0033 / 3141-1149

Horários de funcionamento: Terça a Quinta-feira, 12h às 15h e 19h às 23h30, Sexta-feira, 12h às 15h e 19h às 0h, e Sábado, 13h às 0h, Domingo, 12h às 17h.

WWW.tascadaesquina.com.br