Fim de ano na Mesa III e La Vie en Douce

by Coentro Comunica


A chegada do fim do ano se aproxima a passos galopantes, e com ela vem também a parte boa: a comilança que só essa data permite! Está certo que inovar nas ceias de Natal e do Ano Novo não é lá uma tarefa fácil, que a maioria dos menus insiste nos clássicos peru, tender, arroz com amêndoas, farofa e por aí vai. Pensando nisso, a chef Ana Soares, da Mesa III Rotisseria e Pastifício, preparou um cardápio que foge do senso comum, mas sem deixar de lado os ingredientes simbólicos, tão queridos durante essa época do ano. O mesmo aconteceu com a criativa chef Carole Crema, da La Vie en Douce, que esse ano apostou no Panetone no Pote, intercalando a tradicional massa de panetone com cinco camadas de recheios, em diferentes versões. Ainda é possível provar outras novidades, como doces para enfeitar a mesa, sobremesas para reuniões familiares e até potes herméticos de vidro com ingredientes porcionados de receitas para preparar em casa sem o menor trabalho.

Aninha, como é carinhosamente chamada, preparou mais de 20 receitas, que vão desde suas famosas massas recheadas até assados no forno à lenha, saladas, tortas e sobremesas. As encomendas para a ceia de Natal já se encerraram, enquanto para o ano novo permanecem até o dia 22/12. Mas sem desespero: aqueles que forem na rotisseria encontrarão a maioria das receitas, repostas quase que diariamente. Entre as opções de entrada sugerimos o lindo Cuscuz de camarão e palmito fresco e a delicada Salada de bacalhau lentilhas, amêndoas e passas com cebola frita. Do forno à lenha, a aposta do ano é o Polpettone de peru, presunto cru, cogumelos e pistache, servido com molho delicado de champignons, e o Lombo com funghi e ameixa com creme noisette de cebola. Entre as massas recheadas, as sugestões são o Tortelli ao brie, porccini e avelãs e o Cappelle de cordeiro perfumado ao alecrim. Para as sobremesas, não deixe de provar a Quiche de chocolate amargo e caramelo flor de sal e a Folhata de figos recheados com castanhas, com cara de Natal e doce na medida certa.

Da árvore aos enfeites, nada escapou na nova linha elaborada pela doceira Carole Crema. A proposta é que a decoração da mesa também possa ser saboreada, como a Árvore de Natal de chocolate e a tradicional Guirlanda de frutas secas, de chocolate com flocos crocantes de arroz. Agora, se a vontade for enfeitar o pinheiro, a sugestão é o nostálgico Tubo de Guarda-chuvas de chocolate (foto à esquerda) - só que com a deliciosa diferença de qualidade, já que são feitos com Blend La Vie, e não de chocolate hidrogenado como na nossa infância. Para os loucos por doce, a pedida é o clássico Panetone de colher, com cinco opções de recheios. Aos que quiserem presentear, a sugestão é a nova Caixa com barra de chocolate e martelo de madeira, decorada com frutas selecionadas, pistaches e amêndoas. O martelinho de madeira é uma maneira divertida de quebrar sem dó a barra de chocolate, ótima brincadeira para as crianças.