Tanuki, nosso almoço-japa preferido da Vila

by Coentro Comunica in


Aqueles que pensam que os restaurantes japoneses mais tradicionais estão todos na Liberdade, felizmente  estão equivocados!! A prova viva da Vila Madalena é o nosso querido Tanuki, uma portinha que passa quase despercebida na rua do Fórum de Pinheiros e bem pertinho da badalada Mercearia São Pedro. O Tanuki é nosso japa preferido para almoçar no bairro e vamos explicar o por que! A começar pelo acolhimento dos sushiman que te recebem com um caloroso “Irashaimasse”, ou “seja bem vindo”, já mostrando o serviço gentil e simpático. O preço do executivo é super amigável e o ambiente, simples, mas bastante confortável! O menu é bem variado, dá para ir todos os dias da semana sem repetir nenhuma vez o pedido! Isso se você conseguir não pedir o seu combinado preferido!

E é justamente sobre esse cardápio de almoço que trata nosso post! Nem bem se senta e já chega à mesa uma Saladinha com molho de missô e alho, que à primeira vista pode parecer dispensável, mas que te trará um sorriso ao lembrá-la. Sempre fresca, com as folhas crocantes, geralmente repolho roxo, e um molho muito gostoso! O Missoshiro, que também acompanha todos os pratos, pode vir com toques especiais, como um cubinhos de tofu frito ou um pouquinho de lámen. Não deixe de guardar um espacinho para essa sopa que reconforta. Se o dia estiver mais frio, vá de Ton Katsu (R$ 32), um crocante lombo suíno à milanesa com molho agridoce tonkatsu. Tem também a opção de grelhados, como a anchova, outros empanados, como as ostras e as lulas, e tempurás, como o de camarão, sempre acompanhados de arroz gohan, legumes e mais saladinha, como a sunomono, de pepino. Ainda é possível pedir Missô Lámen, Yaskissoba, Udon, Tempurá Udon... são muitas mesmo as sugestões. Agora, se o desejo for se jogar nos crus, como o que sempre acontece com o Lucas e com a Paulinha, o Combinado de Sushis e Sahimis (R$ 39), com seis fatias de peixe, 4 sushis e 8 hossomaki, é, sem dúvida, a pedida perfeita. Vem na quantidade exata e com uma diversidade ótima de peixes (nada de apenas salmão!!!). Peça ao sushiman para ele usar o que tiver de mais diferente e não se preocupe: tudo ali é muito fresco!!

Se o balcão estiver livre sente para poder assistir os sushiman preparando os combinados e acompanhar todas as barcas que saem dali para as mesas vizinhas. Essa é outra dica importante, se quiser ir a noite ou aos finais de semana, eles têm várias barcas que dão para dividir. Para fechar o menu executivo ainda tem uma salada de fruta, sempre com caldinha cítrica de maracujá ou laranja. A conta se paga no caixa mesmo, sem frescuras (como tudo no restaurante) e sempre tem aquelas balas japonesas de gengibre ou mel para fechar depois de pegar uma conta nada salgada para a experiência que é comer no Tanuki!

Tanuki

Rua Jericó, 287, Vila Madalena. Telefone:  3814.3760