SOPA FRIA DE FRUTAS

by Coentro Comunica


 

Nesse verão, viramos os loucos das sopas frias de frutas, muito inspirados pelas várias opções que têm na Mercearia do Conde e na Tasca da Esquina! São incrivelmente fáceis de fazer e podem substituir a salada, além de ser uma entrada que surpreende até os paladares mais caretas! A chef Flávia Marioto usa frutas como manga, abacaxi e abacate, sempre combinadas com ingredientes mais saudáveis como água de coco, ervas, coalhada, azeite, limão, etc. Já a Tasca costuma usar como base a receita do gazpacho, com alho, vinagre, azeite e sal, e frutas como goiaba, morango, melão, etc. Dá para fazer com várias frutas, é preciso apenas respeitar a regra de, quando ela for muito doce, usar mais vinagre ou limão. Para acompanhar, vale torradinhas, crispies de presunto cru, lulinha salteada, croutons de legumes, e muitos etcs! 

Fiquem com a receita da foto acima, Sopa fria de abacaxi e pepino, da chef Flávia Marioto:

Rendimento 4 porções

Ingredientes:

500 G de abacaxi picado sem miolo

400 G  de pepino japonês picado com casca

300 ML de água de coco

1/2  xi. de ervas frescas (hortelã, salsinha e manjericão)

Sal Marinho ou flor de sal a gosto

Cubos de coalhada fresca congelada para enfeitar (coloque a coalhada fresca em formas pequenas de gelo no freezer para preparar os cubos na véspera da receita)

02 Rabantetes picados

01 cenoura picada em cubos pequenos

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o abacaxi com 300g do pepino, a água de coco e a maior parte das ervas (guarde um pouquinho para a finalização). No momento de servir, acrescente sobre a sopa bem gelada os cubos  de coalhada fresca e o restante das ervas. Finalize com o rabanete, o restante do pepino e a cenoura.