Quando a morte vira festa!

by Coentro Comunica


Obá Muertos_Lucas Terribili_8.jpg

O Día de los Muertos é uma das festas mexicanas mais tradicionais, celebrado com muitas cores, alegria e oferendas. No país, a crença popular diz que morte e vida são dois extremos de uma existência e que justamente nessa data os entes queridos que já se foram retornam para matar as saudades do mundo dos vivos.  Nós da Coentro, festeiros que somos, nos empolgamos bastante com uma série de eventos incríveis que comemoraram a data e que invadem a cidade nos próximos dias, com pratos e bebidas típicas, além de caprichadas oferendas.  

Na lista de programas, brilha o Obá, que este ano promove seu 11° Festival de Día de los Muertos. Desde ontem até dia 2 de Novembro a casa serve cardápio especial em ambiente decorado com elementos típicos como as caveiras de açúcar, toalhas e coloridas louças, que pode ser saboreado à la carte ou no charmoso mesão compartilhado, batizado como a “Mesa de Frida” (fotos acima e ao lado), grande novidade desta edição. Até porque, nada melhor que sentar-se com amigos com um monte de comidas ao centro e partilhar receitas, histórias e drinques incríveis!  Entre as delícias preparadas pelo restaurante, amamos o tradicionalíssimo Mole almendrado, molho milenar super especial que é muito preparado nessa época do ano, servido em cima de uma coxa de frango com arroz e frijolitos de la olla. Para encerrar a refeição, a pedida mais tradicional da época é o Pan de Muerto

Quem prefere um agito ao ar livre pode aparecer nas celebrações de Día de Los Muertos organizadas pelo Museu da Imigração, no dia 1º, e pelo Instituto Tomie Ohtake, no dia 2/11, dos quais a Taquería La Sabrosa participa. Detalhe bacana: ambas as festas tem entrada gratuita, então marca na agenda!

Obá Muertos_Lucas Terribili_26.jpg

No dia 1° de novembro, das 13h às 20h, o Museu da Imigração, na Mooca, terá programação intensa, com direito à apresentações musicais com mariachis, maquiagem típica, concurso de fantasias e oficinas de receitas e de decoração, como a de caveiras de chocolate. Algumas das nossas receitas mex-mex favoritas da Taquería serão oferecidas, como o Guacamole com totopos crocantes e os Tacos de Alambre, com carne grelhada com bacon, cebola, pimentão, queijo e salsa verde. Já no dia de finados, 2 de novembro, é a vez do Instituto Tomie Ohtake, que recebe mostra da artista mexicana, entrar no clima e promover uma feira gastronômica com convidados nossas amigas Lourdetes e o food truck La Peruana. Nesse dia, a Taquería prepara ali Sopes de Conchinita Pibil (foto à esquerda), um dos favoritos de Frida, feitos em delicadas panelinhas de milho recheadas com carne de porco e feijão. Para os que não conseguirem participar deste último evento, a La Sabrosa inclui a mesma sugestão no cardápio a partir do dia 2. 

Não perca a oportunidade de festejar e saudar os entes queridos que já se foram com delícias mexicanas!