Festival Arca do Gosto

by Coentro Comunica


Tete a Tete_Festival Arca do Gosto_Lucas Terribili_8.jpg

Começou hoje a primeira edição de um novo projeto que tivemos o prazer de idealizar e produzir em parceria com o Slow Food Brasil: o Festival Arca do Gosto! A Arca é um catálogo mundial criado pelo movimento para localizar, descrever, divulgar e proteger produtos ameaçados de extinção, mas que se encontram ainda vivos, com potencial produtivo e comercial. Dividida em categorias como raças animais, frutas e verduras, a lista reúne mais de 2000 ingredientes de diversos países, sendo quase 50 brasileiros. E foi justamente para divulgar riquezas nacionais bem populares, como o pinhão, ou quase desconhecidas, caso do babaçu e do caranguejo aratu, que criamos mais esse Festival, que vai até o dia 18/10. 

Convidamos restaurantes da capital paulista alinhados com a filosofia do movimento, que defende o alimento bom, limpo e justo, para apresentar esses ingredientes super especiais em pratos, em sua maioria inéditos. O resultado foram catorze chefs bem engajados em valorizar o que temos de melhor!   

Participam Brasil a Gosto, com a Castanha de Baru, o Capim Santo, com o Aratu, o Dalva e Dito, utilizando o Umbu, o Epice, com o Néctar de Abelhas Nativas, o Espaço Zym, que irá preparar um prato com o Babaçu, e o Brace Bar & Griglia, que fica dentro do Eataly, representando o Parmesão da Mantiqueira. Completam a lista o Esquina Mocotó, com o Pirarucu, o Jiquitaia, com o Arroz vermelho, o Lá da Venda, com o Queijo da Serra da Canastra, o Maní, com a Araruta (usado no Nhoque de mandioquinha na foto ao lado), o Micaela, representando o Piracuí, o Tête à Tête, que irá usar a Ostra da Cananéia (em quatro versões, na foto acima), o Tordesilhas, com o Pequi, e o Tuju, com o Cambuci.

Para conhecer a lista completa de pratos e ingredientes, vale dar uma olhada na matéria da Folha Comida do último dia 7 de outubro! Não perca essa oportunidade única de desbravar sabores tão brasileiros e conhecer algumas das riquezas da Arca!