Coentro no almoço de Páscoa

by Coentro Comunica


Quando a gente fala em Páscoa, as pessoas logo pensam em bacalhau ou em chocolate, certo? Sim! Aqui na Coentro só falamos disso nos últimos meses! É que nossos clientes se anteciparam e prepararam coisas super bacanas para a data! O bacalhau, embora seja muito ligado aos escandinavos, deve aos portugueses sua popularidade e, como a influência lusitana é grande por aqui, o pescado virou tradição nas nossas datas comemorativas.

Sumidade no assunto, o chef português Vítor Sobral é dono de um vasto repertório de receitas com o peixe, tem um livro com mais de 500 delas (!!!) e criou para a data uma versão inédita, que será servida entre os dias 03 e 05/04 em sua Tasca da Esquina. O Bacalhau na brasa com batatinhas, verdes salteados e ovo cozido, cuja foto ilustra a chamada na home para este post, serve duas pessoas e traz o lombo com batata bolinha assada, passada no azeite e acompanhada de grelos, brotos e folhas bem novinhos de verduras, muito consumidos na culinária portuguesa.

Para os que quiserem ultrapassar as fronteiras ibéricas e experimentar uma versão inusitada, nossa sugestão é o bacalhau criado pelo chef Salvatore Loi, do Loi Ristorantino, que durante todo o feriado oferece o Baccalà con patata dolce al latte di mandorle (foto acima), preparado com batata doce e leite de amêndoas, lindo e surpreendente!   na Mercearia do Conde e no Condessa, a criativa chef Flávia Marioto pensou em um menu completo, com entradas e sobremesas. Os ingredientes típicos estão bem representados em pratos como o Bacalhau do Conde, assado com batata doce, pimentões, coulis de tomate e erva doce, e o Cordeiro em crosta de pistache ao molho tinto de menta (foto à direita).

Páscoa Tigre.jpg

Mas se a idéia é fugir dos tradicionais encontros familiares, indicamos celebrar a Páscoa em bares! São vários petiscos com bacalhau que podem fazer as vezes da ceia. No Tigre Cego, dá pra provar o Sanduíche de Confit de Bacalhau (foto acima), recheado com tepanade de azeitona e alho-poró, que pode ser inclusive cortado em aperitivo para dividir com os amigos. Na Taberna da Esquina, o cardápio tem inúmeras opções e uma das nossas preferidas é o Bolinho de arroz, bacalhau e queijo! Por fim, saindo do óbvio, o ¡Venga! Bar de Tapas apresenta os Dados de Bacalhau, grelhados com alioli de mel e espinafre, simplesmente divinos!

Por fim, a data não estaria completa sem um ovo de Páscoa! Na La Vie en Douce dá pra escolher desde os ovinhos menores aos mais tradicionais, que receberam como embalagens latas lindas inspiradas na Pop Art de Roy Lichtenstein. A gente aqui não se aguenta e mete logo o pé na jaca com o Ovo de colher recheado com creme de bolo gelado de coco – um clássico dentro de outro clássico! Mas atenção, a La Vie só abre no sábado. Então se não deu pra garantir seu ovo pro almoço de domingo, a dica está dada!