RECEITA: BOLO FORMIGUEIRO GELADO DA CAROLE

by Coentro Comunica


O Bolo de coco gelado da La Vie en Douce é uma das unanimidades aqui na Coentro, difícil encontrar alguém que não se entregue na primeira mordida. Aliás, a gente costuma substituí-lo por refeições, principalmente quando estamos de ressaca: é uma deliciosa bomba de glicose! A verdade é que agora a chef Carole Crema transformou outro queridinho da infância em bolo gelado: o Bolo formigueiro.

Conseguimos em primeira mão essa receita deliciosa da Carole. Para finalizar, uma dica importante: não deixe de cortá-lo em pedaços largos e embrulhe-os em papel alumínio para dar uma carinha retrô! Vale inclusive para festas maiores, já que dispensa pratinho e talher e é uma lembrança fofa para levar para casa. E o melhor? Essa receita é realmente bem fácil de preparar! 

Bolo Formigueiro gelado

Ingredientes:

3 2/3 xíc. (chá) de farinha de trigo

3 xíc. (chá) de açúcar

1 2/3 (chá) de leite integral

5 ovos,

1 colher (sopa) de fermento

2 xícara (chá) de chocolate granulado

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal para untar a forma

1 lata de leite condensado

Modo de preparo:

Em uma batedeira, junte os ovos inteiros, acrescente o açúcar e bata até triplicar o volume. Passe essa mistura para uma tigela funda, peneire a farinha por cima e misture com delicadeza. Adicione, aos poucos, metade do leite e misture bem.  Em seguida, acrescente uma  xícara de granulado, mexa com cuidado e acrescente o fermento em pó. Unte a forma que será usada com manteiga sem sal. Despeje a massa sobre ela e leve ao forno pré-aquecido à 180º C. Depois de 40 minutos, ou depois que o bolo dourar, abra o forno e faça o teste do palito (espete o palito na massa. Se sair limpinho, o bolo está pronto). Misture o leite condensado com o resto do leite. Com o bolo ainda quente, faça furos com o garfo por toda a massa e derrame a mistura. Em seguida, cubra o bolo com o granulado e leve à geladeira.