COMBO MÉXICO

by Coentro Comunica


KIt Taquero_Lucas Terribili (1).JPG

Com a Paulinha curtindo suas férias no México, o tema ficou em nossas cabeças. Já que não estamos lá, temos que nos virar por aqui mesmo. Boas opções, porém, não faltam!

Pra começar, a Taqueria La Sabrosa traz o clássico taco mexicano para os brasileiros com receitas rápidas, representativas e com preços amigáveis. Mensalmente, a casa na Augusta faz o evento Taquero por um día, convidando outros chefs para criarem uma receita e assumirem as chapas, ajudando, assim, a reforçar a cultura da comida mexicana no país. O taco é servido no domingo durante todo o horário de funcionamento.

Para inspirar os convidados a prepararem a sua receita, Hugo empresta o seu Kit especial para ajudar os taqueros. Ele vem em uma sacola de feira com a estampa da Virgem de Guadalupe (foto!) e três livros, entre eles a Tacopedia -Enciclopedia del Taco, de Déborah Holtz e Juan Carlos Mena, além de dois pacotes de tortillas de milho e de trigo para eles testarem.

Neste domingo, 17 de julho, será a vez da chef Carole Crema, que servirá o seu Taco de Fiesta:  um par de tortillas de milho recheadas de carnitas de pernil e costela de porco com salsa de maracujá e chile de árbol, finalizado com pico de gallo de pupunha. Para beber, ela escolheu o seu drink mexicano favorito: a Micheladas de Coronita, drinque de cerveja mexicana com uma dose de tequila e a mistura de suco de limão, molho inglês, gelo, pimentas variadas em um copo com sal e limão na borda.

Ainda no México! Outro opção muito especial para se sentir no país é a Semana de La Gastronomía y del Tequila, que vai acontecer na próxima semana, do dia 21 a 31 de Julho no Obá Restaurante. A convidada especial dessa edição a mayora Guillermina Ordoñez, que prepara comidas típicas maravilhosas para matar nossa vontade. Ela é braço direito do chef Gerardo Vasquez Lugo, do restaurante Nicos, um dos 50 melhores da América Latina!

Para se referir a estas herdeiras do conhecimento da milenar culinária mexicana, foi criado, no século XVIII, o termo mayora: uma definição exclusivamente mexicana para as mulheres que aprenderam com avós, mães e outras mayoras receitas transmitidas de geração em geração, exclusivamente, pela oralidade e pela prática. As mayoras estão no comando da cozinha de casas, bem como de pequenos e grandes restaurantes,

Especialmente para esse evento foi criado o Menu de La Sazón Mexicana. Divididos em três partes, o cardápio conta com mais de 15 opções. De entrada, apelidada de "Antojitos para tequilear, compartir y platicar", nos interessamos pelas Garnachas poblanas: 4 tortillas de milho com carne desfiada e batata; banhadas em salsa roja e verde, um clássico nas mesas de seu Estado, Puebla. Entre os pratos principais, chamados de guizos, ou guizados, que "unen a los mexicanos alrededor de la buen mesa", estamos loucos para provar as Rajas con papa y crema: tirinhas de chile poblano com batatas, cebola e creme; servido com tortillitas quentes para fazer taquitos vegetarianos {e deixar os carnívoros de olho gordo!}. Nas sobremesas, apelidadas de dulces como abrazo de madre, vá de Tamal de cazuela de chocolate: pamonha de milho doce preparada na cumbuquinha de barro e recheada de chocolate mexicano!!

Além de comida, não poderia faltar a bebida mais famosa do México: (O!!!) Tequila! Por lá, só pode ser chamado de Tequila o destilado preparado com 100% de Agave Azul, cultivado em apenas cinco Estados mexicanos, que conferem à bebida uma denominação de origem controlada através do Conselho Regulador do Tequila. Hugo afirma que até recentemente, os brasileiros estavam familiarizados apenas com o Tequila misto, com no mínimo 51% de Agave Azul e por isso lhe atribuíam a fama de bebida de porre e farra. O Tequila será representado por mais de 30 rótulos, incluindo todos os bons destilados comercializadas no Brasil. Serão oferecidos também drinques clássicos do restaurante, como a María Sangrienta (foto!), bloody mary à mexicana que tanto amamos, preparado com clamato, sangrita e temperos, e a Margarita de melancia, nossa paixão absoluta!

E não vamos terminar com arriba não!!